quarta-feira, 30 de março de 2011

Lindley Cintra e Lourdes de Castro, "A Sombra das Letras"





















LINDLEY CINTRA


Luís Filipe Lindley Cintra, nasceu a 5 de Março de 1925 em Sesimbra, e faleceu a 18 de Agosto de 1991.
Foi um dos mais importantes filólogos (relativo ao estudo da autenticidade de textos) e linguistas portugueses.
Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1951, onde se licenciou e doutorou em Filologia Românica, teve um importante papel na orientação de investigadores e docentes, tendo também criado o Departamento de Linguística Geral e Românica e reformado o Centro de Estudos Filológicos, a partir de 1975, rebaptizado como Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
Lindley Cintra é incontestavelmente um nome de referência para o estudo e ensino da língua portuguesa, com uma actividade intelectual e científica que permanece como legado em suas numerosas obras.

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Filipe_Lindley_Cintra)
Bibliografia completa em http://cvc.instituto-camoes.pt/figuras/lcintra.html



LOURDES DE CASTRO

A artista plástica portuguesa, nasceu a 9 de dezembro de 1930, no Funchal, ilha da Madeira. Frequentou o curso de Pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa (1950-1956). Licenciou-se em Pintura na ESBAL em 1956. Viveu em Paris de1958 a 1983, quando regressou à ilha da Madeira, onde reside.
No princípio da década de 1960 colecciona objectos quotidianos em assemblages (combinações), cobertos de cor prata, para, em seguida, passar a registar apenas a sua sombra.
A partir de 1963 Lourdes de Castro começa a introduzir a cor no seu trabalho: uma cor uniforme - o vermelho, o azul ou o verde, por exemplo. Estas pesquisas sobre sombras e contornos entendem-se progressivamente da serigrafia à tela e do plexiglas (acrílico transparente) ao pano, evoluindo as iniciais forma recortadas e pintadas ºara "sombras deitadas" que culminam nas "sombras em movimento" ou teatro de sombras.

(fonte: www.cvc.instituto-camoes.pt/arte-e-artistas-biografias-indice/816-lourdes-castro)



















Figura da esquerda: Sombra Projectada de Christa Maar, 1968.
Figura da direita: Sombra Projectada de Claudine Bury, 1964.

Sem comentários:

Enviar um comentário